Diferença entre exercícios aeróbicos e musculação

Olá pessoal, obrigado a todos pelos comentários..

respondendo a dúvida da Roberta sobre:

Quais as diferenças entre musculação e exercícios aeróbicos? Quais as vantagens de cada um? E se qualquer um pode fazer as duas modalidades?

Qualquer pessoa pode se beneficiar da prática das duas modalidades. Contudo, é importante que a pessoa faça uma avaliação física e médica completa, para evitar possíveis problemas e conhecer seu real estado de condicionamento físico;

A diferença das duas modalidades está na característica de cada uma.

O exercício aeróbico envolve uma quantidade maior de grupos musculares, e possui uma duração longa e intensidade leve a moderada, por exemplo, uma caminhada em um ritmo moderado para os iniciantes ou uma corrida para os avançados.

A musculação é também conhecida com exercício resistido, porque ao praticá-la sempre buscamos vencer uma resistência imposta, seja pelo peso do nosso corpo ou por pesos de livre ou de alguma máquina. Os músculos são trabalhados de forma isolada, ou seja, você utiliza um grupo muscular por exercício. O volume total do treino é dado pelo total de peso levantado no dia.

E quais os benefícios de cada modalidade?

Bem, na musculação os principais benefícios são: melhora da postura corporal; melhora da coordenação motora; manutenção da massa muscular; aumento do volume muscular; fortalecimento dos ossos (manutenção da densidade mineral óssea); aumento dos níveis de força; melhora da resistência muscular; melhora da amplitude de movimento; melhora da estabilidade articular; prevenção de lesões e melhora no rendimento esportivo.

Já nos exercícios aeróbicos: aumento do HDL (colesterol bom); redução do risco de doenças cardíacas e derrame; diminuição do peso e percentual de gordura corporal; aumento da resistência cardiorrespiratória; melhora o controle da pressão arterial; previne o desenvolvimento do diabetes tipo 2; diminuição da freqüência cardíaca de repouso; aumento da auto confiança e diminuição da depressão.

E sobre a patinação, esse é um exercício aeróbico, muito bom para obter todos os benefícios mencionados acima. Mas o melhor exercício é aquele que traga mais prazer para a sua vida!

Dicas para começar a praticar algum tipo de atividade física:

• Use roupas e tênis adequados para cada tipo de modalidade que você escolher;

• Faça um lanche pelo menos 01 hora antes de qualquer atividade física;

• Faça sempre um aquecimento gradual antes de cada atividade;

• Trabalhe em seu próprio ritmo;

• Aumente a intensidade progressivamente;

• Beba água antes, durante e depois da atividade física;

• Mantenha uma regularidade no treinamento.

Abraços a todos e obrigado pela visita!

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